Formação

Integração da Formação Docente e não Docente 

A integração da formação de professores no âmbito do Projeto RUMO é essencial para garantir a coerência, a eficácia e a sustentabilidade das estratégias de inclusão delineadas. Apresentamos aqui a estrutura para a integração da formação contínua dos docentes envolvidos e pessoal não docente, alinhada com os quatro eixos fundamentais do projeto.

1. Diagnóstico de Necessidades Formativas

Antes do planeamento das ações formativas, deverá ser aplicado um levantamento de necessidades
junto dos professores das 11 escolas associadas, incluindo:
- Experiência prévia com alunos migrantes;
- Conhecimentos sobre ensino de Português Língua de Acolhimento (PLA); 
- Competências interculturais e socioemocionais;
- Experiência com metodologias diferenciadas e trabalho colaborativo.
Este diagnóstico poderá ser feito através de
inquéritos online, entrevistas ou reuniões de grupo focal.

2. Eixos de Formação Específica

A. Inclusão Linguística
Formações em PLA (Português Língua de Acolhimento) com enfoque em metodologias ativas e recursos multilingues. Workshops sobre uso de materiais visuais, jogos didáticos e TIC aplicadas à aprendizagem de línguas. Formação de formadores em PLA para permitir multiplicação local da aprendizagem.
B. Inclusão Curricular
Ações centradas em diferenciação pedagógica e
planeamento de percursos individualizados de aprendizagem.
Formação em estratégias de inovadoras e trabalho colaborativo interdisciplinar.
Desenvolvimento de instrumentos de avaliação formativa e inclusiva.
C. Inclusão Cultural
Sessões sobre competência intercultural e gestão de turmas culturalmente diversas. Oficinas sobre a organização de eventos escolares interculturais e práticas de envolvimento familiar em contexto escolar. Partilha de boas práticas internacionais em integração cultural.
D. Inclusão Psicológica - Formação sobre saúde mental infantojuvenil e bem-estar emocional em contextos migratórios.
Capacitação em técnicas de expressão emocional, dinâmicas de grupo e mediação intercultural. Sessões de sensibilização sobre trauma e stress pós-migração.

3. Modalidades e Metodologias da Formação

Ações presenciais e online, com caráter modular e flexível. Comunidades de prática inter-escolas, para partilha de experiências e estratégias. Mentoria pedagógica, com apoio de docentes mais experientes ou formadores especializados. Possibilidade de certificação como ações de curta duração (ACD) ou formação acreditada pelo CCPFC.Texto de Amostra. Clique para selecionar o Elemento de Texto.

4. Avaliação e Monitorização da Formação

Instrumentos de avaliação contínua (registos de prática, autoavaliações, feedback dos formandos).
Acompanhamento em contexto escolar, com observação de práticas e momentos de reflexão.
Integração dos resultados da formação no relatório final do Projeto RUMO como evidência do impacto formativo.Texto de Amostra.

5. Parcerias Estratégicas

Envolvimento de instituições como o
Alto Comissariado para as Migrações (ACM), IEFP e instituições de ensino superior para apoio técnico e científico. Participação de mediadores culturais como formadores convidados ou co-formadores.

FORMAÇÃO REALIZADA

- AÇÃO: 168 - PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA: DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
- AÇÃO: 187 APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO OBSERVATÓRIO DO FLUXO DE ALUNOS MIGRANTES COM PALESTRA A CARGO DE FAUSTO CAELS